Trombone de válvulas

Mais informações

Descrição

Instrumento feito de metal que possui bocal em forma de taça e tubo cilíndrico nos dois terços iniciais do instrumento, depois o tubo se expande em uma campana. Na parte central existem três válvulas que modificam as alturas dos sons produzidos. O exemplar do museu não possui bocal.

Para saber mais

A história antiga do trombone é confusa devido a falta de clareza na nomenclatura do instrumento. Geralmente se aceita que o precursor imediato do instrumento foi a sacabuxa. Este termo foi utilizado entre os séculos XV e XVII para designar todo instrumento de metal que possuísse vara e, sendo assim, era aplicado aos trompetes de vara simples e a instrumentos de vara dupla. Para aumentar a confusão, o termo posaune (nome em alemão do trombone) era utilizado para denominar o trompete grande sem vara. De fato, esses trombones ou sacabuxas do início do século XV eram mais parecidos com o trompete do que com o trombone moderno. O tubo era mais estreito e a campana possuía uma abertura menor, o som produzido era metálico e menos potente. O exemplar do museu é um trombone de válvulas, tipo de trombone que ao invés da vara emprega válvulas similares ao do trompete para produzir as notas. Esse instrumento surgiu no século XIX e permaneceu em uso até o século XX, alguns estudiosos afirmam que o uso do trombone de válvulas não se firmou porque esse instrumento, apesar de possibilitar maior agilidade técnica, não possui a sonoridade e a riqueza das passagens cantábile do instrumento de vara.

Dados gerais [classificação e nomes adicionais]

423.233 Trompete de pistões

Trombone de pistões (Fonte: BASE MINERVA, 2014)], trombone de pistos (Fonte: DOURADO, 2004)

Dados do exemplar [este item em específico]

mvim_dc_ae_0071

Não determinada

C= 93cm, L= 16cm, A (campana)= 18cm.

Inscrições de origem na campana: "F. BESSON BREVETTÉ S.G.D.G, 96 RUE D'ANGOULÉME PARIS". Inscrição de origem nos pistões: "16, 17 F. Besson Bte S.C.D.G., 18". Inscrição de origem: desenho de uma estrela (marca do fabricante).

Não determinada

MIDC/EM/UFRJ Aerofones 423.2 I 3 Prat.27

Bibliografia

ALMEIDA, 1994.
BERKLEY, 2009.
BETHENCOURT; BORDAS; CANO; CARVAJAL; SOUZA; DIAS; LUENGO; PALACIUS; PIQUER, ROCHA, RODRIGUEZ; RUBIALES; RUIZ, 2012.
BRANDÃO, 2013.
DOURADO, 2004.
ROLLA, 1974.
SADIE, 1994.
SOARES, 1990.
YOUTUBE, 2014.