Corneta natural

Mais informações

Descrição

Instrumento feito de metal com tubo enrolado em duas voltas. O instrumento não possui válvulas. Existem decorações ao redor da campana. O exemplar do museu não possui bocal.

Para saber mais

Em português o termo “corneta” é utilizado como nome genérico para instrumentos feitos de metal que possuem válvulas ou não. A corneta natural não possui válvulas que auxiliem o executante a obter as notas; estas são produzidas por meio somente da pressão do ar e do controle labial que ajusta a afinação das notas da série harmônica do tubo do instrumento. Cada nota musical é composta por uma série de sons parciais denominados de harmônicos. Toda corda e toda coluna de ar como, por exemplo, as que compõem os cordofones e os aerofones, podem vibrar como um todo ou parcialmente em seções menores (metade, um terço ou dois terços de sua dimensão). Na corneta natural o executante toca utilizando os harmônicos da série harmônica produzida naturalmente pelo tubo do instrumento, o controle labial provoca a vibração total ou parcial da coluna de ar, fazendo soar os harmônicos naturais. O tamanho e material de que é feito o tubo o aerofone determina o número e a qualidade dos harmônicos e influencia o timbre do instrumento.

Dados gerais [classificação e nomes adicionais]

423.121.22 Trompas retas com embocadura terminal com bocal

Corneta Lisa (Fonte: BRANDÃO, 2014), Trompa marinha (Fonte: ROLLA, 1974)

Dados do exemplar [este item em específico]

mvim_dc_ae_0047

Não determinada

C= 28cm L= 15cm A (campana)= 9,4 cm

Inscrição de origem na campana: "Gautrot Breveté SGDG Paris" . Inscrição de origem: desenho de uma âncora (marca do fabricante). Inscrição posterior na campana: "A MINERVA, M.J.D'OLIVEIRA FIGUEIREDO, 83, RUA DA QUITANDA RIO DE JANEIRO".

Não determinada

MIDC/EM/UFRJ Aerofones 423.1 I 1 Prat. 25

Bibliografia

ALMEIDA, 1994.
BETHENCOURT; BORDAS; CANO; CARVAJAL; SOUZA; DIAS; LUENGO; PALACIUS; PIQUER, ROCHA, RODRIGUEZ; RUBIALES; RUIZ, 2012.
BRANDÃO, 2013.
DOURADO, 2004.
HORNIMAN, 2014.
MIMO, 2014.
MUSEU DA MÚSICA PT, 2014.
ROLLA, 1974.
SADIE, 1994.
SOARES, 1990.