Bandolim

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Descrição

Instrumento construído a partir da mistura do modelo napolitano com o modelo português de fundo plano. O tampo é feito de pinho europeu e o fundo e as laterais de jacarandá. Possui presilha de metal e cavalete de madeira. Existem ornamentos em forma de borboleta e com motivos florais no tampo harmônico, estes são feitos de madrepérola aplicada sobre casco de tartaruga. Existem também ornamentos feitos de madrepérola que contornam a boca do instrumento. Possui quatro ordens de cordas com afinação sol2-ré3-lá3-mi4. As cordas são tocadas com um plectro. Existem rachaduras na parte de trás da caixa de ressonância do instrumento.

Para saber mais

O bandolim deriva da mandola italiana e da mandore francesa, instrumentos equivalentes do século XVI que eram maiores e com seis a oito ordens de cordas, ou seja, seis a oito pares de cordas. Existiam também mandolas menores na Itália e na Alemanha com quatro ou cinco pares de cordas. Na Itália, a mandola passou a ser chamada de mandolino e o instrumento tornou-se bastante popular entre os séculos XVII e XVIII. No século XIX a família de construtores Vinaccia realizou ajustes técnicos no bandolim napolitano do século XVIII: houve um aumento no tamanho da caixa acústica, a escala foi modificada, e a afinação mi-lá-ré-sol tornou-se padrão. Todas essas modificações tiveram o objetivo de aumentar a potência sonora do bandolim, já que os teatros tornavam-se cada vez maiores e com mais público pagante. Atualmente existe uma grande variedade de modelos de bandolins, porém todos possuem a mesma escala e afinação do bandolim napolitano. O instrumento é bastante utilizado no jazz, no bluegrass e na música popular irlandesa. No Brasil, o instrumento integra os conjuntos que tocam choro, gênero musical que nasceu na cidade do Rio de Janeiro no início do século XIX.
Texto escrito com a colaboração do professor da UFRJ Paulo Sá

Dados gerais [classificação e nomes adicionais]

321.321 Alaúdes em forma de tina com braço e cravelhame

Dados do exemplar [este item em específico]

mvim_dc_co_0024

sec. XX d.C.

, , , ,

C=62cm L=21cm A=10cm

Inscrição de origem: selo no interior da caixa de ressonância "A Guitarra de Prata"- "Fábrica de instrumentos de cordas Guitarras, Violões e Cavaquinhos"- "Especialidades Concertos" -"Preços módicos"- "Aviamos encomendas para Capital e Estados"- "Especialidades em Harmônicas cordas de 1º qualidade Importação direta"- "Porfírio Martins & Cia"- "Rua da Carioca, 33 Rio de Janeiro".

Não determinada

MIDC /EM/UFRJ 321.3 I14 Prat. 11

Bibliografia

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BETHENCOURT; BORDAS; CANO; CARVAJAL; SOUZA; DIAS; LUENGO; PALACIUS; PIQUER, ROCHA, RODRIGUEZ; RUBIALES; RUIZ, 2012.
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MIMO, 2014.
PAULO SÁ, 2014.
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YOUTUBE, 2014.

Notas

O fornecedor do instrumento foi a loja Guitarra de Prata