Bandolim

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Descrição

Bandolim do modelo napolitano com fundo abaulado. Existem ornamentos feitos de madrepérola e com motivos florais que contornam a boca do instrumento. Decoração em cor escura no tampo harmônico. Possui quatro ordens de cordas com afinação sol2-ré3-lá3-mi4. O instrumento é tocado com plectro. O exemplar do Museu não possui presilha e cavalete.

Para saber mais

O bandolim deriva da mandola italiana e da mandore francesa, instrumentos equivalentes do século XVI que eram maiores e com seis a oito ordens de cordas, ou seja, seis a oito pares de cordas. Existiam também mandolas menores na Itália e na Alemanha com quatro ou cinco pares de cordas. Na Itália, a mandola passou a ser chamada de mandolino e o instrumento tornou-se bastante popular entre os séculos XVII e XVIII. No século XIX a família de construtores Vinaccia realizou ajustes técnicos no bandolim napolitano do século XVIII: houve um aumento no tamanho da caixa acústica, a escala foi modificada, e a afinação mi-lá-ré-sol tornou-se padrão. Todas essas modificações tiveram o objetivo de aumentar a potência sonora do bandolim, já que os teatros tornavam-se cada vez maiores e com mais público pagante. Atualmente existe uma grande variedade de modelos de bandolins, porém todos possuem a mesma escala e afinação do bandolim napolitano. O instrumento é bastante utilizado no jazz, no bluegrass e na música popular irlandesa. No Brasil, o instrumento integra os conjuntos que tocam choro, gênero musical que nasceu na cidade do Rio de Janeiro no início do século XIX.
Texto escrito com a colaboração do professor da UFRJ Paulo Sá

Dados gerais [classificação e nomes adicionais]

321.321 Alaúdes em forma de tina com braço e cravelhame

Dados do exemplar [este item em específico]

mvim_dc_co_0022

1900

,

C=60cm L=21cm A=17cm

Inscrição de origem: selo dentro da caixa de ressonância "F.lli GEN.ro & A.lle VINACCIA fu P.le" "Fabricanti di Strumenti Armonici" "PROVVEDITORI DE S. M. LA REGINA D'ITALIA" "Premio all' Esposizione di Chicago 1893" "Napoli-Strada S. Maria la Nora 25- Napoli" "Anno 1900" assinatura manuscrita "Fratelli" e assinatura não identificada.

Doação de Zilah de Moura Brito

MIDC/EM/UFRJ 321.3 I12 Prat. 10

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